Diella - A nova ministra da Albânia criada por Inteligência Artificial
- Rogerio Meceni
- 13 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de set.

Um fato inusitado que surpreendeu a todos no cenário político e no mundo essa semana foi a notícia da nomeação de uma ministra pelo primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama. Até aí nenhuma novidade. Só que, pasmem, a ministra chama-se Diella e foi criada por inteligência artificial (IA). Ela será responsável por gerenciar todas as licitações públicas do país.
Objetivo
A ideia é tornar os processos de licitação 100% livres de corrupção e aumentar a transparência no uso de recursos públicos. A Diella não age sozinha: poderá contratar talentos de qualquer parte do mundo para apoiá-la nos boletins técnicos e tomadas de decisão.
Experiência anterior
Desde janeiro, antes da nomeação formal como ministra, Diella já atuava como assistente virtual na plataforma estatal e-Albania, que serve para emissão de documentos e serviços públicos digitais.
Até agora, ela teria ajudado na emissão de ~ 36.600 documentos e realizado quase mil atendimentos.
Representatividade e simbolismo
Diella – palavra que significa “sol” em albanês - foi projetada com aparência de mulher usando trajes tradicionais albaneses, como parte de um símbolo cultural. A nomeação é vista como parte de um compromisso mais amplo do governo com a modernização do serviço público.
Contexto maior
A medida também tem peso estratégico no contexto da Albânia pleitear sua entrada na União Europeia, especialmente porque a luta contra corrupção é um dos critérios observados pela UE para ingresso de novos membros. O país tem cerca de 2,8 milhões de habitantes e o governo espera poder aderir à UE até 2030.
Até a próxima!

Rogério Meceni
Especialista em tecnologia
Editor técnico do MetaJus
Fonte e imagem da Diella : https://fenati.org.br/personagem-criada-ia-toma-posse-como-ministra/ (Acessado em 13/09/2025)




Comentários