top of page

RSL: padrão aberto pode impor pagamento por empresas de IA para usar conteúdos da web

  • Foto do escritor: Rogerio Meceni
    Rogerio Meceni
  • 14 de set.
  • 2 min de leitura

O que é o padrão RSL


RSL significa Really Simple Licensing. É um novo padrão aberto de licenciamento que permite que publicadores na web definam como empresas de IA podem usar seus conteúdos para treinar modelos ou gerar respostas.


Ele funciona integrando as regras nos arquivos robots.txt dos sites — que já são usados para dizer a bots o que podem ou não rastrear — mas vai além: permite que se incluam termos de licença e royalties.


A iniciativa é gerida pelo RSL Collective, liderado por Eckart Walther (co-criador do RSS) e Doug Leeds. Plataformas como Reddit, Yahoo, Quora, Medium e wikiHow estão entre os grandes sites que apoiaram o RSL.


Como vai funcionar


Os donos de sites podem escolher diferentes formas de cobrança:


  1. Assinatura — cobrar um valor fixo para permitir que bots de IA acessem os conteúdos.

  2. Crawl pago — pagar cada vez que um bot rastreia o site.

  3. Pay-per-inference — cobrar sempre que o modelo da IA fizer uso do conteúdo (referenciar ou gerar algo a partir dele).


Sites que já são rastreados por bots para finalidades como busca ou arquivamento poderão continuar, mas os termos de uso/licença ficam explícitos.


Para reforçar isso, estão sendo feitas parcerias técnicas: por exemplo, com a Fastly (uma CDN) para que ela funcione como espécie de “porteiro” verificando se IA bots têm licença. Se não tiverem, o acesso pode ser negado.


Importância do RSL


Esse padrão pode dar aos criadores e publicadores uma forma escalável de negociar ou impor compensação, em vez de depender de acordos individuais com cada empresa de IA.


Mas há desafios:


  • Legalmente, ainda há incertezas sobre se scraping de sites ou uso de material protegido por direitos autorais para treinar IA são permitidos.


  • Modelos de IA e grandes empresas podem simplesmente ignorar as regras ou não usar os mecanismos de licença, se não houver incentivo ou obrigação.


  • A eficiência depende de adoção ampla — por mais sites, provedores de CDN, e pelos próprios desenvolvedores de IA.



Conclusão


Plataformas de conteúdo, sites especializados e jornais estão começando a se defender do "scraping" por sistemas de IA. O RSL é um padrão de licenciamento para regular o uso indevido por sistemas e chatbots de IA, além de compensar as plataformas e geradores de conteúdo pelas informações disponibilizados na web.


Até a próxima!


ree

Rogério Meceni

Especialista em Tecnologia

Editor Técnico do MetaJus





Comentários


bottom of page